A terceirização de serviços é uma realidade operacional e econômica de parte considerável das empresas nacionais de pequeno ou médio porte. Além de menos custos trabalhistas, os negócios que optam por terceirizar possuem mais liberdade para escolher quem fica ou sai do ciclo produtivo.
O mercado está cada vez mais exigente, periodicamente são produzidos estudos focados em apontar em quais setores compensa mais cortar os custos, tendo em vista, é claro, a produtividade. É neste contexto que se encaixa a estratégia da terceirização de serviços como uma significativa vantagem corporativa.
A seguir, será possível compreender melhor as razões de esta ser uma excelente estratégia, além de alguns dos melhores métodos para implementar este processo nas diferentes circunstâncias corporativas.
Terceirizar significa contratar uma empresa ou um funcionário sem que sua carteira seja assinada pelo contratante, que passa a responsabilidade de parte de suas atividades operacionais. A relação profissional entre empregador e prestador de serviço é estabelecida conforme regras contratuais a serem estabelecidas.
A terceirização de serviços pode acontecer em diferentes áreas de uma empresa. Por exemplo:
Uma terceirização é considerada efetiva quando o gestor reduz os custos e ao mesmo tempo melhora o desempenho da área em questão por causa dos serviços prestados pela empresa contratada.
Legalmente, a empresa contratante não pode terceirizar a atividade principal, ou seja, sua atividade-fim. Outro ponto fundamental é que os serviços terceirizados exigem habilitação técnica com CNPJ correspondente, de modo que se faz necessário contratar um prestador comprovadamente especializado.
Se bem aplicada, a terceirização de serviços pode transformar os resultados de uma empresa.
Expansão do negócio de forma planejada, otimização de tempo, desenvolvimento de parcerias produtivas, priorização dos investimentos, redução nos gastos operacionais e especialização em diferentes operações representam as principais vantagens da terceirização de serviços. Veja mais sobre os prós:
Basicamente, você precisa realizar uma pesquisa inicial, solicitar orçamentos e contratar a empresa que oferece menos custos e mais benefícios. O acordo precisa estar estabelecido por um contrato que explique os direitos e deveres dos interessados, sendo assinado por ambas as partes.
Portaria, manutenção predial, jardinagem, recepção, limpeza e segurança são os serviços mais terceirizados nos dias atuais – de modo que existe bastante concorrência entre prestadores, o que ajuda na redução de custos e obtenção de qualidade a partir das opções disponíveis no mercado.
Tendo em vista a pesquisa inicial, é importante solicitar os serviços de uma empresa de consultoria dedicada em apontar quais áreas podem ser terceirizadas, evoluindo a produtividade e reduzindo os custos.
O planejamento e a cautela são essenciais para a melhor implementação da terceirização de serviços.
Contratar a terceirização de serviços por indicação representa uma medida inteligente, com este procedimento é possível saber se a prestadora de serviço possui qualidade sem realizar testes complexos.
Ao contratar uma empresa de segurança, é importante que o negócio esteja nos conformes de acordo com a Lei 7102/83, portanto, regulamentado pela PF (Polícia Federal). Entre as diversas exigências, existe a necessidade de vigilantes terem reciclagem periódica, além do controle das munições e armas.
Com frequência ocorrem mudanças nas questões legais que envolvem a terceirização dos serviços. Portanto, é importante acompanhar cada discussão sobre este assunto para evitar surpresas negativas que podem colocar em risco o seu modelo de negócio.
Porém, a tendência é de que as regras da terceirização de serviços se tornem mais flexíveis. Com o Projeto de Lei 4.330/04, por exemplo, existem até mesmo propostas como permitir a terceirização das atividades-fim.
Graças à internet é possível ter pleno controle das atividades desempenhadas pelos funcionários das empresas terceirizadas. Os aplicativos de mensuração de resultados devem ser sempre utilizados para saber se a contratação do serviço está ou não sendo realmente eficiente.
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