25 anos de OptiPlex: conheça a história por trás desses computadores – Microexato

25 anos de OptiPlex: conheça a história por trás desses computadores

A linha OptiPlex da Dell, destinada ao público empresarial, completa 25 anos de sucesso em projetos que privilegiam estabilidade, confiabilidade e robustez no uso em longas horas de trabalho. Para comemorar essa data marcante a fabricante Dell lançou a linha 7760. Um poderoso desktop corporativo cujos diferenciais são webcam para controlar privacidade, antenas Wi-Fi, portas USB-C e outras novidades.

Essa história começou na década de 90 do século XX com a fabricação dos primeiros modelos OptiPlex 486MX, aparelhos que atendem não apenas o mercado corporativo como também alguns setores da educação e do governo. Hoje estas máquinas estão na oitava geração.

Além de serem rápidos, os modelos OptiPlex mais atuais são conhecidos pelo potencial na segurança de dados, o que explica porque crescem as vendas destes aparelhos em termos globais a cada ano. Veja o histórico sobre estes modelos.

OptiPlex na década de 1990

Nos anos 90, computadores pessoais eram muito parecidos: não existiam tantas máquinas especialistas em segmentos específicos. Governantes, empresários e pedagogos estavam descontentes porque os modelos nunca satisfaziam muito bem as demandas de trabalho. Isso fez a Dell criar o OptiPlex 486MX com processador Intel 486 para atender instituições de ensino, governos ou empresas de todos os portes.

A produção do primeiro computador corporativo representou uma verdadeira revolução no mercado de desktop por causa de facilidades para manutenção, melhorias significativas em desempenho e outros recursos avançados. Desde então, os computadores OptiPlex têm recebido melhorias significativas ao ponto de serem líderes globais.

Ao considerar a história dos computadores Optiplex em 1990 também não podemos esquecer do lançamento da linha Dimension XPS. Famosa por estar voltada a clientes que realizam trabalhos corporativos em home-office, substituída pela linha Inspirion em 2007.

O sucesso dos primeiros computadores OptiPlex foi tanto que, em 4 anos após surgirem as primeiras séries, estas máquinas alcançaram o valor de 1 milhão de unidades vendidas, com clientes no mundo inteiro.

Os computadores Optiplex dos anos 90 se caracterizam pelo formato de gabinete com cores bege clássica. As menores dimensões eram de 9cm(altura)X33cm(largura)X34cm(profundidade), enquanto os modelos maiores tinham 44cmX20cmX43cm.

modelos de computadores optiplex

Dell Dimension XPS T450 MT, Intel Pentium III. Fonte: Pic Click.

História dos computadores optiplex na primeira década do século XXI

O século XXI começou com OptiPlex sendo a queridinha do mercado corporativo. Mas a fama também gerou diversos boatos negativos sobre algumas linhas, principalmente à GX270 2003/2004. Haviam rumores de problemas nos capacitores eletrolíticos Nichicon que resultavam em falhas operacionais após alguns dias de uso.

De acordo com uma publicação no The New York Times, alguns documentos secretos vazados indicam que funcionários da Dell sabiam do problema dos capacitores e, mesmo assim, entregaram mais de 11 milhões de computadores OptiPlex, entre os anos de 2003 e 2004.

Ao considerar a evolução dos modelos, vale destacar as versões BTX de 2005 a 2009, em um gabinete que possui design semelhante ao estilo da linha Dimension. Um ventilador no painel frontal e algumas partes de plásticos recicláveis, tornam este modelo mais correto ecologicamente.

Menos gasto de energia e mais rápido

Os modelos de 2005 têm Intel Graphic Media Accelerator 950, oferecendo melhorias significativas no desempenho. Em 2006, acontece a mudança para Intel Core nos computadores OptiPlex que possuem bastante rapidez na execução de tarefas consumindo menos energia.

Assim, gerando às empresas um potencial superior para acionar diferentes aplicativos atuais e excelente capacidade de responder aos comandos dos usuários que trabalham nas multitarefas.

As versões OptiPlex de 2008 apresentam uma engenharia capaz de gastar quase 45% a menos de energia do que os computadores convencionais, ao passo que 9% das peças nas máquinas são recicláveis. Em 2009 os modelos trabalhavam com 8GB de velocidade, sendo que em 2010 foi lançada a linha Optiplex 980 16GB.

Ao considerar a história dos computadores Optiplex nos primeiros anos do século XXI, pode-se dizer que o desenvolvimento das máquinas objetiva diminuir o consumo da energia. E, ao mesmo tempo, evoluir a velocidade operacional, fazendo as empresas gastarem menos tempo nas tarefas de rotina.

História dos computadores Optiplex na segunda década do século XXI

No começo de 2012 o mundo tecnológico se surpreendeu de forma positiva pelo lançamento da linha Optiplex 3010, uma máquina de 16 GB na velocidade com Intel Core i3.

Já a série Optiplex 9020 de 2013 é uma versão inovadora pela velocidade de 32GB e também por causa do MST (Multi Stream Transportation), um recurso que permite à máquina acionar diversos monitores independentes, flexibilizado os serviços em rede.

modelos de computadores optiplex

Dell OptiPlex 9020. Fonte: Pax Advisory.

O ano de 2015 também foi marcante na história do Optiplex, primeiro por causa do lançamento dos aparelhos da linha Micro ideais para quem deseja diversas escolhas diferentes de montagem, segundo pela tela ultra HD 4K e pelo potencial “All in One” (Tudo em Um) na série Optiplex 7440.

25 Anos de Optiplex: Efetividade e Segurança

Para comemorar os 25 anos de aniversário dos computadores Optiplex, a Dell lançou a linha 7760, com tela ultra Hd 4k de 27 polegadas. Máquina All in One expansível, repleta de recursos otimizados para melhorar a segurança e, ao mesmo tempo, oferece uma experiência Premium aos usuários.  

modelos de computadores optiplex

Dell OptiPlex 7760 All in One. Fonte: Think2Buy.

Os recursos especiais da defesa dos dados são fáceis de gerenciar no Optiplex 7760. Estes aparelhos possuem prevenção de malware, sistema avançado de autenticação e mais abrangência na criptografia.

A promessa da Dell para as versões 2018/2019 de computadores OptiPlex é tornar fácil a administração na central de segurança e oferecer mais proteção para as informações nos computadores.

Procura um Computador Dell Optiplex para sua empresa?

A Microexato tem diversas opções de modelos em grande quantidade de Computadores Dell Optiplex usados com Garantia de 1 ano. Acesse nosso e-commerce destinado ao público corporativo.

botão CTA conheça nosso e-commerce

A Microexato é o maior fornecedor brasileiro de equipamentos usados de informática com Garantia de 1 ano para o segmento corporativo. Todos os produtos anunciados são rigorosamente testados e estão em pleno funcionamento. Estoques permanentes de 10.000 equipamentos com pronta entrega.

Carrinho

Especialistas em tecnologia