Empresas privadas e públicas, startups, sociedades mistas ou ONGs, independente do negócio é importante aprender a se defender dos principais tipos de malware em computadores corporativos.
Nesse quesito, a economia não deve ser prioridade, se o assunto for segurança o barato quase sempre sai caro no final das contas. A falta de investimentos nos treinos de equipes ou nas assinaturas de spyware e antivírus confiáveis pode gerar mais custos e uma perda considerável de tempo e dinheiro com os reparos.
Se você possui vivência em trabalhos de escritórios já deve ter tido uma experiência semelhante: Ouvir algum funcionário dizer que um dos computadores tem vírus. Tecnicamente, isto quer dizer que a máquina sofre com a presença de malwares.
Em um livro não dá para explicar todos os tipos de malwares existentes no mundo. Mesmo porque, diariamente são desenvolvidos novos métodos para infectar notebooks ou PCs. Mas, existem alguns perigos realmente muito comuns em computadores de empresas, listados a seguir:
É o malware mais antigo, existente desde as épocas dos disquetes. Ele infecta o computador a partir da execução de um programa hospedeiro ou dos e-mails infectados. Quando está no sistema operacional esta aplicação afeta outros arquivos e altera os registros do Windows.
Alguns vírus afetam o funcionamento de programas, outros realizam atividades sem autorização dos usuários e algumas versões podem até funcionar apenas em dias específicos.
No ano de 2017 o Brasil foi uma das nações mais afetadas por esta modalidade entre todos os países na América Latina, conforme levantamento da Kaspersky.
Tal malware consiste no sequestro de dados do computador corporativo, ao qual os sequestradores cobram valores em bitcoin ou outras criptomoedas para o resgate. A infecção acontece graças a um simples clique no e-mail ou em sites suspeitos.
Acontece por falhas de segurança no sistema operacional ou em um software vital. Este aplicativo realiza envios de cópias em e-mails ou outros compartimentos, sobrecarregando o desempenho da banda larga.
Dentre os diversos tipos de malware, o espião (Spyware) é um invasor que permite que um hacker receba as informações do computador infectado roubando senhas, segredos industriais, dados financeiros, entre outras informações valiosas das empresas.
O usuário salva um programa ou anexo de e-mail e acaba sendo infectado. Roubos de senhas e logins ocorrem com frequência por causa deste malware.
Disfarçado em programas específicos que se dizem grátis, este malware, após ativado, gera anúncios indesejados na tela do computador, sobrecarregando sistema operacional e internet.
O invasor tem total controle das máquinas da empresa para roubar ou enviar dados e realizar outros ataques, de modo que este perigo é conhecido como a porta de entrada para outros tipos de malware.
Abaixo, a tabela mostra as formas como cada um dos tipos de malware infecta os PCs da empresa:
Forma de infecçãoRootkitBackdoorSpywareTrojanBotWormVírusOutro código malicioso acionadoSimSimSimSimSimSimNãoInvasorSimSimSimSimSimSimNãoMensagensNãoNãoSimSimSimSimSimMídias sociaisNãoNãoSimSimSimSimSimDispositivos removíveisNãoNãoSimSimSimSimSimArquivos compartilhadosNãoNãoSimSimSimSimSimDownloads de sitesNãoNãoSimSimSimSimSimE-mailNãoNãoSimSimSimSimSimRecebimento via rede automaticamenteNãoNãoNãoNãoSimSimNão
A segurança dos dados é um aspecto fundamental para a saúde de qualquer empresa, por isso não se deve poupar esforços para garantir a proteção dos diversos tipos de malware.
Primeiramente, oriente seus funcionários a não abrirem arquivos suspeitos ou sites perigosos, criando uma política de segurança da informação.
Invista nos antivírus capazes não apenas de evitar como também de remover programas maliciosos após detectar e encaminhar os perigos para a zona de quarentena.
Para complementar o antivírus invista em um firewall, cuja funcionalidade visa bloquear o acesso de arquivos suspeitos, fortalecendo a defesa aos dados já existentes nos computadores contra as ameaças à confidencialidade e integridade das informações corporativas.
Investir na segurança dos dados com firewall e antivírus é uma das melhores formas de se proteger contra os mais diversos tipos de malware, assim como o investimento em manutenção para sempre manter a qualidade no processamento das máquinas.
Outras medidas de prevenção são:
Atenção: Estas medidas não protegem 100% contra malwares, mas servem como métodos indicados para reduzir os riscos de contaminação.
Você pode usar programas específicos que servem para desinfetar as máquinas, mas estas aplicações não garantem um procedimento 100% efetivo em todos os computadores do mundo.
Alguns exemplos de aplicações que tiram vírus e outros tipos de malware do computador: (1) RKill (para retomar o controle do sistema operacional), (2) JRT (remove malwares presentes em navegadores de internet) ou (3) Kaspersky Removal Tool (remoção dos diversos vírus). Use um programa de cada vez respeitando a ordem numerada. Você também pode utilizar outros softwares específicos.
Se isto não funcionar você tem a alternativa de restaurar o computador para a data anterior ao dia em que o vírus foi instalado (quem não sabe a época de infecção talvez precise fazer uma formatação completa na máquina).
Restaurar computadores Windows é um processo simples, proceda da seguinte maneira: Reinicie o computador. Acesse a caixa de pesquisa após clicar no botão iniciar e pesquise por “Restauração de Sistema”, clicando na respectiva opção ao sistema restaurar.
A Microexato tem computadores, servidores notebooks empresariais usados Dell, HP e IBM. Acesse nosso e-commerce destinado ao público corporativo, com milhares de opções em estoque:
A MicroExato é o maior fornecedor brasileiro de equipamentos usados de informática com Garantia de 1 ano para a corporação. Todos os produtos anunciados são rigorosamente testados e estão em pleno funcionamento. Estoques permanentes de 10.000 equipamentos com pronta entrega.
No mundo dos negócios, estar atualizado com a...
Entre os sonhos da minha vida, o maior...
A Copa do Mundo deste ano tem tudo...
Há alguns meses, a guerra entre a Rússia...
Indicado como uma das soluções para confronto da...
Metaverso, apesar de ainda não ter um um...