Entender o funcionamento e os tipos de nobreak, estabilizadores e filtros de linha pode te ajudar de que modo? Você está na empresa trabalhando em um relatório importante quando há uma repentina queda de energia. Mais tarde, ao tentar religar para continuar seu trabalho o computador não liga mais porque queimou a placa-mãe.
Este é apenas um dos problemas que podem acontecer em uma organização por causa da instabilidade no fornecimento de energia. Para evitar transtornos do gênero você pode investir nos diversos tipos de nobreak, estabilizadores ou filtros de linha. Aprenda mais sobre o assunto a seguir.
Ele funciona como uma espécie de estabilizador mais dedicado. Um dos principais pontos positivos do aparelho está na capacidade de armazenar energia. Isto quer dizer que se existir queda da energia, o nobreak aciona no sistema a reserva capaz de manter os equipamentos ligados por mais tempo, evitando perigosos desligamentos súbitos.
Além da marca, o preço do produto encarece na medida em que ele oferece mais tempo de carga reserva. Os padrões convencionais podem durar por até 15 minutos no fornecimento energético extra.
Os vários tipos de nobreak protegem o computador tanto das oscilações como também da queda total de energia. Contudo, vale destacar que a bateria dura por apenas 3 anos, sendo necessária a troca de bateria após este período.
Conhecer a utilidade dos tipos de nobreak pode evitar grandes prejuízos para sua empresa.
O aparelho garante mais ritmo produtivo por evitar desligamentos pelas oscilações ou queda de tensão, permitindo que os arquivos não salvos se mantenham íntegros.
Não existem avisos antecipados sobre queda de energia como acontece no caso das previsões do tempo. Perder os dados construídos com horas de trabalho é uma experiência ruim que quase todos empresários e colaboradores já sofreram pelo menos uma vez na vida, o que explica a importância fundamental da solução tecnológica pensada para evitar este problema.
Seja quais forem os tipos de nobreak escolhidos, com eles você ganha mais autonomia. Sem precisar de uma fonte de energia particular é possível continuar o trabalho, evitando assim aquela cena trágica de ver a equipe toda parada sem produzir nada pela ausência de luz enquanto ganha por hora no trabalho, desanimando gestores e irritando clientes.
Não se pode ignorar o fato de que o nobreak é responsável por elevar a vida útil dos equipamentos eletrônicos no escritório.
Considere que a energia elétrica que chega da rua para a sua empresa não funciona com 100% de estabilidade. As pequenas oscilações aos poucos prejudicam os circuitos internos ao ponto de reduzir desempenho ou originar a perda total do computador. A presença de nobreak é útil para regular a tensão de maneira rápida, gerando assim o fim dos problemas gerados por variações energéticas.
Interessante notar que nobreaks ajudam a evitar que os aparelhos da empresa sejam queimados. Logo, quando a energia retorna após algumas horas de espera, ela pode ser maior do que a capacidade das redes e dos reguladores de tensão, o que pode fazer os equipamentos queimarem por não suportarem a voltagem, a não ser que exista um dos tipos de nobreaks para absorver o impacto energético.
Os estabilizadores não possuem energia acumulada, com eles seus computadores desligam quando acaba a luz. Em geral, estas produções são usadas em CPUs, notebooks e outros itens eletrônicos de informática. Tais equipamentos funcionam para estabilizar a tensão elétrica, como sugere o próprio nome do produto.
Um estabilizador no seu escritório protege a aparelhagem eletrônica contra os surtos, com o transformador que converte as tensões para a energia de saída estar sempre na mesma taxa. Sendo assim, se o escritório possui voltagem de 220v o estabilizador é capaz de converter aos 110v. Estes modelos são menores e mais baratos do que quaisquer tipos de nobreak.
O filtro de linha também oferece proteção a curto-circuito, mas não tem a funcionalidade de converter as voltagens como fazem os estabilizadores.
Também conhecido como régua, este tipo de filtro é composto por indutores, capacitores e fusível, responsável por evitar que as correntes elevadas queimem computadores e outros equipamentos conectados.
O fusível do filtro de linha queima quando há excesso de correntes energéticas, sendo necessária a troca por outros fusíveis que custam preços baixos, geralmente. Este produto garante a filtragem de CPUs, ventiladores, liquidificadores, entre outros itens.
Tome cuidado ao comprar, porque existem vendedores que oferecem versões sem componentes eletrônicos internos, como se fossem uma simples extensão, embora as produções sejam anunciadas na forma de filtro de linha.
Para não correr o risco de queimar os equipamentos da empresa, investir em estabilizadores e nos vários tipos de nobreak pode ser uma boa solução.
Analise a tabela para você conhecer as principais diferenças entre os 3 equipamentos que podem salvar seus computadores e outros equipamentos dos perigos relacionados às quedas de energia:
CaracterísticasNobreakEstabilizadorFiltro de linhaArmazena energiaSimNãoNãoPreçoCaroMédioDe barato a até médioTamanhoMaiorMédioPequenoPesoPesadoMédioLeveFonte de energia internaBateriaTransformadorFusívelProteção contra oscilações de energiaSuperiorMédioMédioProteção contra queda de energiaSuperiorMédioMédioEstabilizador de tensãoDepende do modeloSimNão
A Microexato tem computadores, servidores notebooks empresariais usados Dell, HP e IBM. Acesse nosso e-commerce destinado ao público corporativo, com milhares de opções em estoque:
A Microexato é o maior fornecedor brasileiro de equipamentos usados de informática com Garantia de 1 ano para o segmento corporativo. Todos os produtos anunciados são rigorosamente testados e estão em pleno funcionamento. Estoques permanentes de 10.000 equipamentos com pronta entrega.
No mundo dos negócios, estar atualizado com a...
Entre os sonhos da minha vida, o maior...
A Copa do Mundo deste ano tem tudo...
Há alguns meses, a guerra entre a Rússia...
Indicado como uma das soluções para confronto da...
Metaverso, apesar de ainda não ter um um...