“A Microexato por dentro” #3 – Rodrigo Martins

Na série “A Microexato por dentro” ...

Na série “A Microexato por dentro” vamos contar – pela ótica de colaboradores e parceiros – um pouco sobre nossa vida de empresa.

Hoje publicamos a história de Rodrigo Martins, que está conosco desde seus 19 anos. Hoje é parceiro de vendas, responsável pelo atendimento de grandes empresas.

1 – Rodrigo, você entrou muito jovem na Microexato, vindo de um mercado totalmente diferente. Como foi essa transição?

Comecei a trabalhar na Microexato com apenas 19 anos. Já tinha uma pequena experiência em atendimento ao cliente. Na Microexato comecei atendendo parceiros de pequeno porte e consumidores pessoa física. Esse início foi importante para eu me tornar o vendedor que sou hoje: atendendo grandes parceiros.

2- Você é casado e pai de um filho pequeno. Como busca conciliar seu lado pessoal e profissional?

Neste ano em especial – onde tivemos que cumprir o isolamento social, pude me aproximar mais da minha família e quebrar o ciclo da rotina. Tive que aprender a desacelerar o ritmo para aproveitar esse tempo com meu filhinho e conciliar o trabalho com tudo isso. Posso dizer que tem valido a pena. Hoje em dia a tecnologia permite essa interação de ter um escritório na minha residência e poder compartilhar momentos de negócios e afeto com meu pequeno.

3 – Como você procura se atualizar em vendas e melhorar como profissional?

Gosto muito de ler e acompanhar notícias do mercado e sempre faço cursos específicos em minha área de vendas. Nos dias atuais é uma profissão muito valorizada e é sempre importante lembrar que do outro lado da mesa existe o comprador. E ele está muito mais preparado para negociar do que antigamente. Por isso, saber lidar com diversas situações nas negociações é importante para ter um resultado satisfatório.

4- Quais seus principais desafios ao vender computadores, servidores e notebooks seminovos para empresas?

Alguns gestores e profissionais da área de TI que trabalham em grandes empresas ainda possuem preconceito no investimento em seminovos. Esse é o maior desafio: apresentar soluções para essas grandes empresas e comprovar que, além da economia na aquisição de seminovos, os equipamentos continuam a ter durabilidade em sua vida útil e garantia em todo hardware.

5- Você se tornou um grande vendedor, atendendo grandes empresas. Quais as dicas que você pode dar para quem deseja atender empresas de grande porte?

Saber ouvir. Muitos clientes querem ser ouvidos, falar de suas dores e dificuldades. Antes de querer obter a venda minha dica é essa: ouvir o cliente e dar atenção ao que ele precisa.

Outra dica que sempre me ajudou muito é participar de todo processo e ciclo interno da sua empresa. O vendedor é o coração da empresa. Quando você consegue entender como sua empresa funciona por completo consegue apresentar ao cliente o que ele precisa. E o que ele precisa? Não é o produto mais barato. É a empresa parceira que vai sempre atende-lo com agilidade, qualidade e bom relacionamento.

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