Bloqueador de sites: Veja como escolher o melhor – Microexato

Bloqueador de sites: Veja como escolher o melhor

A seguir, saiba a importância de um bloqueador de sites efetivo, as melhores opções disponíveis e como usar esta tecnologia para as empresas.

Bloqueadores de sites são administrados de forma simples, a partir de parâmetros estabelecidos conforme a decisão de cada gestor. O acesso dos colaboradores aos endereços digitais passa por um filtro gerado pelos programas que operam limitando as navegações.

Qual a importância de controlar o acesso dos colaboradores na navegação?

Para a própria segurança de rede corporativa, é importante usar um bom bloqueador de sites. Apenas um acesso indevido pode ser suficiente para gerar sérios problemas a um negócio.

Por exemplo, considere que um funcionário sem muita consciência das regras de segurança da internet, acesse um site com vírus para buscar informações, mesmo após alertas do antivírus. Este é um dos casos em que toda a rede pode ser comprometida.

Também é importante bloquear sites que possuem conteúdos adultos e outros temas considerados impróprios. Considere que estas páginas, além de estimularem o desvio de foco dos colaboradores, também reúnem vídeos ilegais cujo acesso pode chamar a atenção das autoridades policiais.

Sites de redes sociais ou que possuem games online também servem para colaboradores não comprometidos “enrolarem” no trabalho, de modo que o bloqueio desses tipos de página pode ser importante em termos laborais e de gestão.

Bloqueador de sites impróprios: Conheça os principais programas

homem lidando com dois notebooks em que ele irá usar o bloqueador de sites.

Fique atento e adquira um bom bloqueador de sites para controlar a navegação de seus colaboradores.

Na internet, você pode perceber que as ofertas de bloqueador de sites impróprios estão em alta nos dias atuais.

Pesquisar e testar cada uma das aplicações exige bastante tempo. Então, a fim de facilitar sua vida, a MicroExato separou abaixo 5 das melhores aplicações para bloquear páginas:

  1. InterApp Control
  2. Kurupira WebFilter
  3. Crawler Parental Control
  4. K9 Web Protection
  5. NetFilter PC

Confira mais detalhes e características dessas aplicações:

InterApp Control

É um dos bloqueadores tidos como queridinhos das empresas e residências familiares. A vantagem, além dos recursos completos, está na disponibilidade de acesso na língua portuguesa.

O software trabalha para bloquear sites ou determinadas execuções de aplicativos. Não se preocupe com dificuldades em configurar, já que a interface é intuitiva e bastante simples, com total liberdade para os gestores adicionarem e excluírem endereços das listas do bloqueio.

Esta tecnologia, inclusive, fornece relatórios periódicos sobre todas as atividades e acessos de cada uma das máquinas da rede corporativa em questão.

Kurupira WebFilter

Popular em computadores Windows por ser um serviço grátis, os desenvolvedores implementaram recursos ideais não apenas para gerar segurança de rede ao ambiente de trabalho, como também para reduzir as chances de que os colaboradores se distraiam com facilidade.

Portanto, o Kurupira WebFilter bloqueia páginas ou aplicativos e oferece listas de atividades para que os gestores possam avaliar os dados.

Crawler Parental Control

Embora este bloqueador de sites seja mais popular em domicílios, você também pode usar o recurso para limitar os acessos dos funcionários de uma empresa.

Com ele, você pode restringir fontes de conteúdo impróprias como assuntos relacionados a sexo, drogas, páginas com vírus e outros websites perigosos para sistemas operacionais Windows.

K9 Web Protection

Uma de suas principais vantagens é o funcionamento em diferentes sistemas operacionais: Android, iOS, MAC, Windows, entre outros. O administrador da conta define quais ciberespaços podem ou não serem acessíveis em cada um dos computadores corporativos, seja para PCs, notebooks, smartphone ou tablets.

NetFilter PC

Destinado às máquinas Windows, este é um programa intuitivo que fornece liberdade para os gestores controlarem o que pode ou não ser acessível nas empresas, determinando detalhadamente cada aspecto da navegação.

aparelho com muitos fios que faz parte do processo do bloqueador de sites

Muitos dos problemas com vírus e segurança de rede podem ser evitados com um bom bloqueador de sites.

Como bloquear acesso a sites no Google Chrome?

O Google Chrome tem cerca de 1 bilhão de usuários e existem diversas extensões que você pode usar para limitar as navegações com este navegador.

Geralmente, depois de instalar e abrir a extensão, você encontra algumas opções com funcionalidades diferentes para realizar os bloqueios. Alguns exemplos são:

  1. Bloqueio atual: Serve para bloquear o site que está sendo acessado no momento;
  2. Bloqueio de trabalho: Reúne uma lista de páginas proibidas de serem acessadas na rede ou em determinado computador;
  3. Bloqueio adulto: Bloqueia sites com vídeos sexuais;
  4. Bloqueio business: Para bloquear páginas de compras.

Normalmente, as extensões para bloquear acessos via Google Chrome funcionam de modo intuitivo, sem dificuldades para configurar preferências. Interessante notar que, como uma medida de segurança, você pode gerar senhas à acessibilidade de certos sites.

Como bloquear acessos com bloqueadores?

O modo de como bloquear acesso a sites com os bloqueadores é semelhante aos dados sobre o Google Chrome demonstrados acima. Ou seja, você abre um aplicativo, escolhe uma das opções de bloqueio no menu principal e confirma as operações facilmente.

Contudo, é importante usar computadores rápidos para que o bloqueio seja efetivo e seguro. Máquinas antigas ou desatualizadas são mais simples de serem invadidas por criminosos da internet, por isso, tome cuidado.

Investir nas máquinas de melhor desempenho das melhores marcas não precisa ser um pesadelo financeiro. Isso porque, existe a opção da compra de computadores seminovos e confiáveis que otimizam o ritmo produtivo sem comprometer o orçamento corporativo. 

Servidores, PCs ou notebooks seminovos chegam a custar 70% menos do que unidades novas e oferecem o mesmo desempenho, desde que comprados de empresas especializadas.

botão CTA conheça nosso e-commerce

A MicroExato é o maior fornecedor brasileiro de equipamentos usados de informática e conta com garantia de 1 ano para o segmento corporativo. Todos os produtos anunciados são rigorosamente testados e estão em pleno funcionamento. Estoques permanentes de 10.000 equipamentos com pronta entrega.

Carrinho

Especialistas em tecnologia