Entender a capacidade de armazenamento ideal para os computadores e notebooks da sua empresa é oferecer segurança aos dados assegurando que as operações não fiquem lentas nas tarefas computacionais diárias.
Quando a máquina está congestionada de dados no HD, além de ficar lenta para executar qualquer função, também existe o risco de acontecer um colapso no sistema que pode sumir com as informações de uma hora para a outra.
Por outro lado, armazenar tudo, inclusive os dados mais importantes, na nuvem, não é algo 100% seguro, tendo em vista que um hacker mais dedicado pode invadir o sistema por qualquer vacilo de colaboradores desatentos.
Que dilema! Para aprender a ter um equilíbrio entre capacidade de armazenamentos, segurança e velocidade dos PCs corporativos você pode continuar lendo o presente artigo.
Com o principal objetivo de evitar que as máquinas das empresas se tornem lentas, os gestores preferem reservar um amplo espaço nos HDs, enviando uma parte considerável das informações à nuvem, ou seja, para as aplicações online que permitem aos usuários anexar dados.
Existem diversos serviços profissionais para armazenar na nuvem: Dropbox, Google Cloud, OneDrive, entre outras opções.
Se a sua loja é pequena e não possui excessos de dados opte pelos pacotes grátis oferecidos por estes serviços. Aos tipos de empreendimento maiores em fluxos de informações, contrate os planos grátis que estendem a capacidade de guardar conteúdos informativos.
Dependendo dos orçamentos ou das necessidades informativas do negócio é mais barato e prático contratar planos econômicos na capacidade de armazenamento online do que adquirir um novo HD, que além de custos de compra e instalação também possui limites pré-estabelecidos, ao contrário dos serviços de nuvem que são expansíveis conforme as demandas corporativas.
O planejamento da capacidade de armazenamento das máquinas de uma empresa costuma ser decisivo para as tarefas executadas no cotidiano.
Existem diversas opiniões diferentes na leitura especializada sobre este assunto. Parte das correntes acadêmicas acreditam que o HD deve ter uma sobra de pelo menos 50 Gb para funcionar efetivamente nas típicas atividades de secretarias e escritórios.
Obviamente, a amplitude para armazenar deve ser maior na medida em que a empresa trabalha com excessos de dados mais pesados como: Softwares avançados, vídeo, imagens, áudio, entre outros. Nestes casos é preciso optar por HDs mais caros e dedicados que podem ir de 500 Gb a até 1 Tb.
Os mini PCs chamam a atenção dos gestores por causa dos preços baixos e da facilidade de serem colocados nos mínimos espaços, o que ajuda bastante no caso dos escritórios menores.
Só que estas máquinas não parecem ser a melhor opção para quem também precisa de bastante capacidade de armazenamento, já que há limitações por causa dos pequenos discos rígidos internos em aparelhos do gênero que também têm menos funções e trabalham com lentidão no uso de certos softwares.
Se é necessário apenas desempenhar atividades simples, como o uso de Microsoft Word ou Excel e acessar a internet para as consultas, sem necessidade de armazenar dados pesados, então pode ser uma boa utilizar um econômico mini computador.
ATA, SATA, SCSI e SAS são alguns dos modelos de HD mais usados nas empresas brasileiras e de outros países. Compreenda melhor as características de cada formato antes de você optar por uma escolha:
As versões diferentes do modelo mais barato de HD podem oferecer uma taxa de transmissão máxima de 8.3 megabytes por segundo, média interessante para as empresas que não precisam transmitir dados com extrema velocidade.
A capacidade de armazenamento no HD ATA pode alcançar o máximo de 500 GB. Desta forma é preciso instalar outro HD para uma expansão interna, de modo a não ser prático aos negócios que exigem amplo espaço interno nas máquinas.
Estes modelos possuem recursos que diminuem o consumo de energia. A taxa de transferência pode chegar a até 150 megabytes por segundo, uma das principais vantagens da versão com índice de transmissão máxima em 600 megabytes por segundo e armazenamento de até incríveis 3 TB.
Pelo custo diversificado o HD SATA representa uma solução interessante às empresas que precisam trabalhar com muitos dados dos mais diferentes tamanhos.
Semelhante aos modelos SATA, com extrema capacidade de armazenamento e de taxas de transferência ou transmissão. Estas versões são mais indicadas ao uso corporativo do que para a utilização doméstica em residências.
Simboliza a própria evolução dos outros tipos de HDs, uma solução dedicada que faz sucesso nas avançadas estruturas de empresas que trabalham com tecnologia da informação. Baixa latência, composição rígida, processadores duplos e trabalho máximo em 15 mil rotações por minuto são as principais vantagens do modelo de elevados preços de mercado.
Além dos equipamentos principais também existem boas soluções externas que podem ajudar na capacidade de armazenamento corporativa.
Para evoluir a capacidade de armazenamento dos computadores você pode investir em pendrive, principalmente a fim de armazenar informações importantes fora da internet e a salvo de problemas nos HDs das máquinas. Esses pequenos aparelhos são simples e cabem em uma gaveta.
Também existem os portáteis cartões SSD dedicados que chegam a até 2 mil megabytes na taxa de transferência máxima.
A Microexato tem computadores, servidores notebooks empresariais usados Dell, HP e IBM. Acesse nosso e-commerce destinado ao público corporativo, com milhares de opções em estoque:
A Microexato é o maior fornecedor brasileiro de equipamentos usados de informática com Garantia de 1 ano para o segmento corporativo. Todos os produtos anunciados são rigorosamente testados e estão em pleno funcionamento. Estoques permanentes de 10.000 equipamentos com pronta entrega.
No mundo dos negócios, estar atualizado com a...
Entre os sonhos da minha vida, o maior...
A Copa do Mundo deste ano tem tudo...
Há alguns meses, a guerra entre a Rússia...
Indicado como uma das soluções para confronto da...
Metaverso, apesar de ainda não ter um um...