Conheça os tipos de automação e atualize sua empresa – Microexato

Conheça os tipos de automação e atualize sua empresa

Existem diversos tipos de automação que facilitam a gestão administrativa de uma empresa. Tarefas que antes eram realizadas por legiões de funcionários podem ser agora feitas por poucos profissionais, com simples toques no teclado dos computadores empresariais, ou ainda sem ninguém.

A tecnologia no setor avança de um modo rápido, ao ponto de hoje existirem soluções para as mais diversas tarefas de microempresas e até mesmo de grandes negócios. Para te ajudar a selecionar algumas opções entre as múltiplas possibilidades, reunimos alguns exemplos de automação corporativa efetiva.

Tipos de automação de vendas

Um dos maiores desafios do business é encontrar vendedores de qualidade que não possuem salários altos ou exigem grandes comissões. Treinar o pessoal iniciante em vendas pode gerar resultados, mas requer bastante tempo e dinheiro.

Com a automação você pode tornar automático o processo total ou apenas parte dos planos de vendas, gerando economia e obtendo maior desempenho. Algumas soluções tecnológicas para a área de vendas serão demonstradas a seguir:

Field-sales

Dados dos clientes são reunidos em um sistema e utilizados pelos vendedores para realizarem contato remoto junto aos leads.

Um vendedor pode realizar 5 reuniões presenciais com clientes no dia, aproximadamente. Já por meio online é possível realizar uma quantidade consideravelmente maior de encontros. Este processo requer interação humana, embora a grande parte da comunicação seja automatizada.

High-touch

Em tipos de automação como o SaaS, o vendedor online realiza interações mais profundas junto a clientes potenciais, em plataformas específicas. Ao interagir com os especialistas e ganhar confiança um consumidor fica mais propenso a efetuar compra.

Low-touch

Há pouca interação humana. O processo é automatizado, a não ser no momento final da compra, caso os clientes fizerem questão de tirar dúvidas com os atendentes humanos.

É mais ou menos como em supermercado, no qual consumidores colocam os produtos no carrinho e tem contato humano apenas com o caixa.

No-touch

As lojas virtuais são exemplos populares do modelo no qual o cliente compra sem nenhuma interação com pessoas.

É preciso investir em uma infraestrutura robusta e inteligente o suficiente até atingir o ponto de conceder respostas automáticas em um chat de atendimento.

Automatizações na relação com o cliente

tela com códigos de programação demonstrando um dos tipos de automação

Sua empresa pode ter muito a ganhar com os diversos tipos de automação.

Um atendimento com elevados graus de personalização é o que você precisa para concorrer a altura pela primeira posição do mercado. Os diferentes tipos de automação que podem gerenciar as relações que a sua empresa tem com os clientes chamam-se CRM e estão disponíveis no modo grátis ou pago.

Ao usar uma aplicação CRM, você tem acesso aos dados de todo o histórico de interações que existiu com cada um dos leads. Ele também fornece outras informações extras como: Ideias de contato, preferências, bônus, entre outros conteúdos que ajudam sua gerência a traçar poderosas estratégias de vendas para a fidelização dos clientes.

Marketing automatizado

O boom da internet gerou diversas modificações nos costumes da sociedade, inclusive a forma de realizar publicidade.

As aplicações de marketing online possuem uma estrutura capaz de usar as possíveis negociações para gerar novas formas de interagir na busca por converter os contatos em vendas.

Diversas ferramentas para diferentes tipos de automação de marketing estão disponíveis no mercado e elas funcionam efetivamente em várias atividades, como as landing pages, formulários, redes sociais, e-mail marketing, entre outros recursos.

API para notas

Com uma Interface de Programação de Aplicações (API) você pode otimizar inúmeros processos. Um bom exemplo está na automação de notas fiscais eletrônicas, que pode gerar tempo extra aos gestores que também cuidam de outras funções no escritório.

Quanto mais dedicado é o sistema, melhores são as possibilidades de integração entre as tarefas. Contudo, em alguns ambientes de trabalho você não precisa investir nas soluções avançadas, por isso, analise a real necessidade da sua equipe antes de contratar um serviço.

Contratos dos mais diferentes tipos

Uma empresa pode ter que desenvolver diversos contratos por múltiplas razões, desde fornecimento de produtos ou serviços até questões trabalhistas, assegurando assim a legalidade de todas as partes envolvidas nos acordos.

Um sistema para automatizar contratos pode gerar os documentos e realizar outras tarefas: Impressão, arquivamento, prazos de validade, supressões, adiantamentos, atrasos, entre outras funções facilitadoras da gestão.

Propostas automatizadas

Se você tem experiência nas atividades laborais nos escritórios, já deve ter vivido uma experiência parecida: digitar na planilha eletrônica ou em programa de textos todas as propostas comerciais. Entretanto, com o tempo o número de clientes aumenta muito e as informações ficam pesadas demais para os computadores corporativos.

Existem, contudo, tipos de automação online voltados para a automação das propostas, permitindo que as máquinas da sua empresa fiquem menos sobrecarregadas. Tais sistemas, além de facilitarem a armazenagem também disponibilizam ferramentas para você recuperar informações.

Alguns benefícios dos tipos de automação

Ao automatizar os processos do seu negócio você obtém vantagens como:

  1. Mais controle das atividades da empresa.
  2. Dados confiáveis para traçar estratégias de negócios.
  3. Automatização de novos processos para não sobrecarregar o computador empresarial com dados excessivos.
  4. Mais interatividade com leads.
  5. Gestão mais inteligente e fácil.
  6. Maior capacidade para mensurar os resultados.
  7. Simplificação de complexos processos de marketing online.
  8. Acompanhamento do fluxo de trabalho em tempo real.
  9. Integração aos mais diferentes processos e redução no gasto de tempo e de dinheiro com atendimento ao público.

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