Descubra a melhor solução de backup de dados para sua empresa – Microexato

Descubra a melhor solução de backup de dados para sua empresa

Em épocas nas quais os arquivos estão cada vez mais vulneráveis a perdas e roubos, o backup de dados é essencial. Esse processo envolve a cópia de arquivos em plataformas com funções específicas para armazenamento, que podem ser em mídias e HDs, na nuvem ou em servidores. Grandes empresas, microempresas e trabalhadores home office se beneficiam com a cópia segura das informações e há diversos métodos para realizá-la. Continue a leitura e veja quais são as formas de fazer o backup de dados!

A importância do backup de dados para empresas

Provavelmente você já teve a experiência de perder um grande volume de dados, então antes de conhecer as principais soluções de backup de dados,  veja qual é a importância das cópias de arquivos. Imagine: Em um escritório de vendas há reuniões marcadas para a próxima semana, com clientes importantes, sobre assuntos complexos. De repente, um ataque hacker no banco de dados da empresa impede o acesso das informações sobre as reuniões. E agora? Qual é o horário que cada cliente deve chegar? Como saber os assuntos tratados para a equipe se preparar? Há conteúdos sigilosos? Nestes casos, se a empresa não faz backup de dados, acaba em apuros! Este é apenas um dos exemplos sobre como qualquer negócio deve se precaver e fazer cópias de dados.

Backup Contra Ransomware

A palavra em inglês “ransomware” quer dizer “resgate de mercadorias”. Um ataque ransomware acontece da seguinte maneira: 1: Hackers acessam o banco de dados da empresa. Estes contraventores acionam aplicações para bloquear o acesso das informações; 2: Quando a empresa tenta acessar os dados surge uma mensagem na tela que informa sobre o bloqueio; 3: Para liberar o acesso os hackers exigem um pagamento de certa quantia financeira. Esta prática chantagista é comum em empresas pequenas sem uma equipe de segurança preparada para defender os dados. Se a realização de backups diários for feita, isso será difícil de acontecer. Afinal, para recuperar tudo é necessário apenas usar a última cópia após limpar o disco rígido.

Tipos de Backup de Dados

Agora, vamos conhecer as melhores formas para fazer backup de dados dos seus negócios:

Backup de Dados Domésticos

É uma das formas mais comuns de copiar dados. Ocorre quando você copia os arquivos direto em mídias (DVD / CD) ou HD externo. Em empresas pequenas sem muito volume de dados importantes vale a pena fazer backup doméstico de todas as informações, periodicamente. Microempresas com volumes extensos de dados preciosos copiam as informações mais importantes de modo doméstico. O restante pode ser copiado de outras formas. Um backup de dados doméstico é seguro contra hackers porque as informações não ficam online. Contudo, existe certa vulnerabilidade aos roubos ou furtos em ambientes físicos.

Em nuvem

É possível realizar Backups usando servidores com espaços de armazenamento online que podem ser usados para receber cópias de backup de segurança. Para tanto, é preciso locar um serviço de servidores na nuvem (Amazon, LocaWeb, Azure, por exemplo).

Ao fazer isso, um espaço de armazenamento remoto se tornará disponível para receber cópias de arquivos de backup.

Alguns serviços de backup na nuvem já oferecem seus próprios softwares para a execução das tarefas de cópia. Outros demandam aquisições extras de softwares para backup.

Backup de Dados Completo

Nesta forma de backup, todos os dados e arquivos da empresa podem ser atualizados, sem exceção, desde conteúdos mais antigos até informações novas. Para realizar esta cópia é preciso ter um sistema de backup com bastante espaço e rápido.

notebook em cima da mesa
notebook em cima da mesa

O backup de dados completo é uma opção interessante para empresas que buscam por um método que salve informações antigas e atuais.

Existem duas maneiras de realizar este processo: incremental ou diferencial. Confira!

Backup de dados incremental: Copia os arquivos gerados ou atualizados após o último backup completo. Exigem menos espaço na memória porque a demanda de armazenamento é menor. A recuperação de dados é mais lenta pela necessidade de verificar o último backup completo antes do programador achar em que ponto aconteceram as alterações posteriores. Backup de dados diferencial: Quanto mais possibilidade de anexar dados, maiores são os custos. A flexibilização de custos torna esta opção de backup ideal para empresas de pequeno ou médio porte. A palavra diferencial quer dizer que apenas os arquivos diferentes da última atualização completa seguem para a cópia de segurança online. É parecido com o backup incremental, com a diferença de que armazena mais dados, precisa de bastante espaço e recupera informações rápido. A recuperação é rápida porque considera como referência a última atualização de backup de dados completo. Se você faz backup completo em um dia e o backup diferencial no segundo dia, no terceiro dia o backup ainda possui como base o primeiro dia.

Procura um servidor de Backup de Dados para sua empresa?

A Microexato tem workstations e servidores usados Dell, HP e IBM com Garantia de 1 ano para todos os tamanhos de empresa. Acesse nosso e-commerce destinado ao público corporativo e conheça: http://ecommerce.microexato.com.br

A Microexato é o maior fornecedor brasileiro de equipamentos usados de informática com Garantia de 1 ano para o segmento corporativo. Todos os produtos anunciados são rigorosamente testados e estão em pleno funcionamento. Estoques permanentes de 10.000 equipamentos com pronta entrega.

Carrinho

Especialistas em tecnologia