Antes da apresentação dos principais tipos de cooler, convém desvendarmos um pouco a história da informática. Antigamente, os técnicos implantavam nos processadores placas de metal a fim de eliminar o excesso de calor interno dos computadores.
Porém, os processadores evoluíram de tal maneira que o antigo recurso para dissipar aquecimento se tornou ineficiente. Assim, as placas de outrora foram substituídas por coolers que são utilizados até os dias de hoje.
Não há dificuldades em entender o que é cooler, simplesmente são ventiladores que trabalham para manter os componentes internos da máquina na temperatura certa. Essa peça representa algo indispensável pois o excesso de calor é muito perigoso para os hardwares.
Alguns dos produtos atuais funcionam com líquidos que são capazes de turbinar os computadores para otimizar certas tarefas do ambiente laboral.
Uma vez entendido o que é cooler, podemos seguir em frente:
A seguir, separamos os principais tipos de cooler e uma breve explicação para que você conheça as diferenças entre eles:
Conheça um pouco mais de cada um deles:
Este é simplesmente um dos tipos de cooler para computador mais comuns do mercado. Apesar da variação de formatos, sua base é o ventilador que trabalha por cima do dissipador de alumínio ou cobre.
Estes produtos são baratos e pragmáticos, tendo em vista que a maior parte deles não necessita de uma estrutura super robusta para refrigerar.
Os formatos econômicos têm ventoinha e dissipador, mas também existem engenharias avançadas para apreciadores de overclocks ou das versões que imitam às turbinas de aeronaves.
Atenção: Air cooler para a decoração possui diversas cores e até neon ou led, mas às vezes tais edições não funcionam com efetividade na ventilação, que é o mais importante, não é mesmo?
Também conhecida no mercado pelo nome de exaustor, a tecnologia fan funciona como uma espécie de ventilador poderoso que expele para fora do gabinete o ar quente.
O fan não oferece muitas diferenças entre os modelos disponíveis se compararmos com a variedade existente entre outros tipos de cooler populares. Cores e dimensões são os únicos aspectos dessemelhantes entre as ofertas, basicamente.
Existem duas formas de fazer a instalação:
Os outros componentes eletrônicos também tem muito a ganhar com a escolha certa dos tipos de cooler.
Funcionando como um refrigerador, seu ciclo conta com um gás que começa a ferver até evaporar e depois seguir para uma central na qual é refrigerado. Está entre as mais efetivas soluções, embora o alto custo seja inviável para muitas empresas.
Entre os modelos de cooler também existem versões que trabalham com líquido e podem ou não englobar um ventilador. Há 4 exemplos fundamentais:
Confira as definições abaixo:
Dispositivos Peltier reduzem o clima no computador em até 121 graus célsius e funcionam a base de circuitos elétricos.
Para o uso correto, é necessário uma excelente fonte e certo cuidado com os níveis de condensação da água para evitar danos nos componentes eletrônicos.
É possível colocar o computador em um compartimento com óleo que não conduz eletricidade. Esta solução tem fama positiva por deixar a máquina gelada após contínuas horas de utilização árdua.
Óleo vegetal não gera odores. Sua desvantagem é que o processo de refrigeração submersa custa caro.
Responsáveis por turbinarem os computadores, estes tipos de cooler funcionam a base de água. Em termos mecânicos, esta versão lembra um radiador de automóvel, a ventoinha esfria o sistema após o líquido seguir na tubulação.
Que tal trabalhar com máquinas em temperatura inferior a zero graus célsius? Este recurso é uma variação potente do water cooler. No lugar da água, somente nitrogênio na forma líquida.
Contudo, a instalação requer especialistas confiáveis. Com nitrogênio líquido, os colaboradores devem usar as máquinas do modo correto para evitar riscos como o congelamento, que gera estilhaços em gabinetes, processadores ou até mesmo em placas-mãe.
Os melhores coolers para PCs que desempenham tarefas simples e operações básicas são os air coolers, principalmente se a máquina não permanece ligada por mais de 8 horas seguidas.
O air cooler também é considerado como o melhor cooler para notebooks corporativos de exigência básica.
Os diferentes tipos de cooler devem ser indicados de acordo com o trabalho que será realizado.
A utilização de exaustores funciona bem em desktops de gabinetes grandes, assim como no caso dos servidores. Notebooks para edições de imagens e vídeos trabalham melhor ao usarem dedicados coolers externos com suporte.
Para uma equipe que não pode perder tempo com lentidão operacional e que exige a constante reinicialização do sistema por ele estar o tempo todo ativo, vale investir nas soluções mais robustas, como por exemplo Fan e Heatpipe.
Por fim, PCs destinados para operações de day trade ou aos trabalhados com softwares pesados nos gráficos funcionam muito bem quando estão gelados, sendo válido adquirir soluções líquidas para refrigeração.
Ao comprar seminovos de empresas especialistas, você pode receber as máquinas com o cooler adequado e pagar muito menos que em um aparelho novo que está fechado na caixa por diversos anos sem nenhuma revisão ou atualização.
Algumas lojas confiáveis de produções seminovas oferecem até 1 ano de garantia para cobrir problemas em qualquer componente do PC ou notebook usado, por exemplo, a MicroExato, líder no setor.
A MicroExato tem computadores, servidores, notebooks empresariais usados Dell, HP e IBM, além de monitores. Acesse nosso e-commerce destinado ao público corporativo, com milhares de opções em estoque:
Todos os produtos anunciados são rigorosamente testados e estão em pleno funcionamento. Estoques permanentes de 10.000 equipamentos com pronta entrega.
No mundo dos negócios, estar atualizado com a...
Estudo realizado pela Bureau Veritas – organização internacional...
Entre os sonhos da minha vida, o maior...
A Copa do Mundo deste ano tem tudo...
Há alguns meses, a guerra entre a Rússia...
Indicado como uma das soluções para confronto da...