Por conta do novo coronavírus (COVID-19), as autoridades de saúde indicam a necessidade de quarentena para evitar uma propagação do vírus. Diversas empresas devem fechar as portas por alguns meses, seja pela obrigação legal ou por consciência social.
O trabalho não vai acabar porque parte dos negócios de portas fechadas deve continuar os serviços trabalhando direto de casa, online. É o famoso home office.
Embora o trabalho home office já seja uma realidade com tendência de crescimento em nível global, alguns colaboradores jamais exerceram atividades laborais direto de casa, o que gera certo receio: Será que este sistema funciona realmente? Sim, desde que alguns cuidados sejam tomados!
O caminho da administração dos trabalhos à distância é mais fácil se você considerar as 10 indicações abaixo:
Será que os funcionários possuem acesso à internet em casa e um computador que garanta a prestação de serviços no tempo real?
Antes de iniciar os trabalhos o gestor deve compreender quais são as dificuldades que cada trabalhador terá no desenvolvimento dos serviços, oferecendo o máximo de assistência que a empresa pode fornecer.
As pessoas precisam se comunicar da forma mais eficiente possível para evitar transtornos. O contato acontece por chamadas telefônicas ou via e-mail, embora a utilização dos aplicativos seja mais aconselhável em alguns casos. Há aplicações gratuitas.
Alguns apps úteis para as chamadas de vídeo com funcionários e clientes são:
Cada equipe necessita de um líder para combinar detalhes, analisar sugestões, comunicar informações de diretores e receber reclamações da equipe.
Administrar o trabalho home office em uma empresa envolve estar sempre atento às necessidades dos funcionários.
O fato de um funcionário estar online não quer dizer que ele esteja realizando serviços para a empresa. Portanto, vale mais delegar uma lista de tarefas a cada colaborador que deve ser entregue no prazo estipulado.
Realize uma reunião sempre antes de começar e após terminar o dia para acompanhar mais de perto o trabalho da equipe.
Uma vez que o trabalho é online os gestores devem ter um pouco mais de tolerância quanto ao uso do tempo dos grupos de trabalho, fornecendo pequenas pausas de alguns minutos a fim de manter uma qualidade de vida desejável.
É preciso delimitar períodos para almoçar, beber água, caminhar um pouco dentro de casa, levantar da cadeira e até observar a paisagem distante, evitando futuros problemas na visão focada apenas no monitor.
Algumas pessoas trabalham melhor de manhã com o máximo de silêncio. Outras encontram um pico do desempenho à tarde, após almoçar, de corpo energizado e escutando uma música ambiente.
Portanto, vale a pena aos gestores solicitar a entrega das tarefas sempre ao final do expediente, evitando cobranças de serviços em outros horários, com exceção das atividades emergenciais.
Os desafios estão presentes em qualquer mudança no processo de trabalho, de modo que gestores necessitam de bastante paciência, além de se manterem disponíveis durante o horário comercial.
Considere que a incerteza do futuro e as preocupações de saúde podem atrapalhar o bom andamento das atividades laborais online em home office. É importante manter canais abertos para:
Em uma propriedade existem diversos cômodos nos quais as tarefas podem ser exercidas. Escolha um local confortável, pensando no posicionamento dos móveis e na ergonomia.
Uma cadeira confortável é a ferramenta que você precisa para trabalhar sem sentir dores nas costas. Dependendo das tarefas é possível inclusive se deitar na cama e colocar o notebook ao lado, embora em muitos casos isso atrapalhe a concentração.
Para ser eficiente no trabalho home office, é importante escolher um ambiente adequado, que seja organizado e confortável.
No começo é estranho, mas em poucos dias você se acostuma com a nova rotina para home office. Não esqueça de manter uma organização profissional e detalhista das atividades, seja para gerar mais renda ou evitar problemas futuros com o grupo de trabalho.
Uma ferramenta que pode ajudar neste processo é o Google Tasks, que ajuda de forma gratuita a organizar as demandas que surgirem e as metas de sua equipe.
Além das ferramentas indicadas na dica de número “2” para reuniões e comunicação também existem outras aplicações que ajudam a otimizar o serviço home-office. Exemplos:
Para o serviço home office funcionar não tem jeito: a casa de cada um dos trabalhadores precisa uma conexão estável. Dependendo da situação, algumas dicas básicas podem melhorar o wi-fi, mas em outros casos pode ser necessário que a própria empresa pague pela internet.
Outro ponto importante é a utilização de um desktop ou notebook qualitativo. O empreendimento deve emprestar as máquinas se a falta de computador potente puder ser um problema aos colaboradores.
Seja por iniciativa do empreendedor ou dos trabalhadores, hoje em dia é possível comprar uma máquina seminova de alguma das marcas consagradas com garantia estendida e 100% revisada. Há modelos que custam até 75% menos ao comparar com as versões novas!
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