Ao considerar os diversos tipos de servidor de rede existentes no mercado é comum que os administradores das empresas pensem em alguns mitos sobre o assunto, o que por consequência faz alguns negócios deixarem de aproveitar as vantagens que apenas este recurso tecnológico pode oferecer.
A seguir, selecionamos algumas informações sobre os servidores de rede. Acompanhe e descubra o que é mito e o que é verdade sobre o assunto. É provável que você se surpreenda você se surpreenda com as verdades reveladas a respeito do assunto!
Em países como o Brasil ainda existem empresas que ao invés de investirem no servidor, preferem conectar as máquinas em uma rede P2P (ponto a ponto).
Contudo, cedo ou tarde, diante dos acúmulos de dados e da urgência de trabalhar com trocas de informações de forma rápida, a necessidade de usar servidores de rede é inevitável.
Existem diversos microempresários que optam por investir no servidor de rede com objetivo de se adiantar para evitar crises e otimizar as condições tecnológicas do negócio, criando base para um crescimento sustentável nas atividades operacionais.
Não. Talvez este seja um dos principais mitos. A vantagem do livre mercado é que as fornecedoras concorrem entre si, o que aos poucos diminui o preço cobrado por aparelhos de qualidade.
Existem versões de servidor de rede para empresas de pequeno porte que custam menos que modelos de computador popular em nível de varejo, embora o PC seja um aparelho importante para manter as operações do negócio em pleno funcionamento.
Agilidade operacional, mais confiança operativa e baixo consumo de energia são pontos que na prática garantem um rápido retorno ao dinheiro investido no servidor de rede.
O mercado atual é favorável, ao ponto de algumas ofertas concederem até 1 ano de garantia para a cobertura de peças ou de manutenção, que pode atender as empresas no prazo de 24 horas ou menos após a solicitação.
Não, pois existem diversos tipos. Não é difícil encontrar servidores de redes desenvolvidos no modo modular. Tais hardwares são compostos com objetivo de atender empresas pequenas e, ao mesmo tempo, serem expansíveis na medida que cresce o negócio.
Neste sentido, conforme a empresa precise realizar mais trabalhos de dados para continuar o crescimento, você pode expandir o espaço em disco ou na capacidade de memória dos servidores.
Com as diversas opções de ofertas disponíveis entre diferentes aparelhos é possível escolher uma solução que possui serviços sob demanda em atributos como segurança, performance ou disponibilidade.
Depende. Há um servidor de rede para cada tipo de empresa, inclusive no que tange à disponibilidade de espaço físico. Desde os primórdios da internet existe o mito de que um escritório pequeno não pode ter servidores porque eles são espaçosos e exigem uma sala especial preparada com ar-condicionado, rede elétrica única e piso elevado.
Antigamente este pensamento de gastos exorbitantes com espaço ou dinheiro de até que era válido. Porém, atualmente, a tecnologia no setor é avançada ao ponto de você conseguir instalar um servidor de rede em qualquer mínimo espaço no ambiente de trabalho, em um canto próximo ao cabo de rede e a tomada.
Não. Hoje grande parte dos servidores funciona sem gerar nenhuma espécie de ruído capaz de atrapalhar a concentração dos colaboradores que desenvolvem os trabalhos no escritório. Na prática ninguém nota a presença do hardware, seja pelo tamanho pequeno ou em virtude dos trabalhos silenciosos.
O servidor de rede é um recurso tecnológico que pode ser usado por pequenas e grandes empresas.
Não. Uma sala com 20 computadores diferentes que possuem sistemas operacionais dessemelhantes e precisam de atualização dá, com certeza, mais trabalho do que um servidor de rede.
Para atualizar cada uma das máquinas será preciso gastar muito tempo de trabalho, com certeza algo mais difícil e demorado de fazer do que usar servidores que podem atualizar todos os notebooks em rede de uma só vez.
Você pode até ter uma ou outra dificuldade para realizar a configuração dos servidores em rede inicialmente, mas o problema não é nada impossível de ser solucionado com a central de atendimento dos fornecedores ou nos mais diversos fóruns grátis disponíveis na internet.
Em geral, o software que acompanha o servidor para a administração dos dados é fácil de gerenciar, assim como você organiza as suas pastas no Windows Explorer. Quem conhece o mínimo de informática quase nunca tem problemas em gerir os dados nos servidores.
No médio e longo prazo, sim. Com o passar do tempo, dá para notar a redução de custos proporcionada pelos servidores, seja por economia no tempo de trabalho ou pela informatização efetiva, que permite realizar diversas atividades de modo automatizado.
Não sabe qual a melhor maneira de realizar a aquisição do seu aparelho? Então leia um artigo especial que ensina você a como comprar servidores para empresa.
A Microexato tem computadores, servidores notebooks empresariais usados Dell, HP e IBM. Acesse nosso e-commerce destinado ao público corporativo, com milhares de opções em estoque:
A Microexato é o maior fornecedor brasileiro de equipamentos usados de informática com Garantia de 1 ano para o segmento corporativo. Todos os produtos anunciados são rigorosamente testados e estão em pleno funcionamento. Estoques permanentes de 10.000 equipamentos com pronta entrega.
No mundo dos negócios, estar atualizado com a...
Estudo realizado pela Bureau Veritas – organização internacional...
Entre os sonhos da minha vida, o maior...
A Copa do Mundo deste ano tem tudo...
Há alguns meses, a guerra entre a Rússia...
Indicado como uma das soluções para confronto da...