Servidores para empresas de pequeno porte: veja como escolhê-los! – Microexato

Servidores para empresas de pequeno porte: veja como escolhê-los!

Hoje há diversos meios de armazenar dados a preços ideais para microempresas. Aprender como escolher servidores para empresas de pequeno porte é indispensável para executivos. Principalmente nos dias atuais, em que investir na tecnologia certa pode levar um negócio ao sucesso de modo muito mais rápido. Um servidor funciona como uma espécie de computador com bastante potência e serve para centralizar os dados das organizações públicas ou empresas privadas. Uma rede de computadores melhora o processamento e o desempenho por causa dos servidores. Isto quer dizer que o trabalho de equipe fica mais produtivo, rápido, seguro e interativo. Todos os dados de uma organização podem ser integrados em servidores para empresas de pequeno porte. Por este motivo muitos especialistas dizem que um servidor representa o coração das informações de qualquer empresa. Se o seu negócio trabalha com dois ou mais computadores você deve usar um servidor. Sabe por quê? Veja a seguir.

Principais tipos de servidores para empresas de pequeno porte

Existem dois tipos de servidores muito usados por empresas pequenas: o servidor fixo e servidor em nuvem. A escolha dos servidores para empresas de pequeno porte deve ser feita conforme as necessidades do seu negócio. Veja abaixo qual a melhor opção para o seu negócio:

Servidores Fixos

Servidores em torre

servidor em torre dell
servidor em torre dell

Servidor em formato Torre – Dell PowerEdge T110 II

Estas versões estão presentes de modo físico na própria empresa. É preciso reservar um espaço com a ventilação certa para instalar o servidor.

Servidores em Rack

servidor em rack dell
servidor em rack dell

Servidor em formato Rack: Dell PowerEdge R710

Também exigem um espaço para serem usados nos racks empilhados e possuem uma capacidade superior, portanto custam um pouco mais caro.

O uso do servidor em rack é mais indicado para as pequenas empresas que possuem equipes com conhecimento sobre servidores. É uma escolha de sucesso às microempresas que planejam ter mais espaço para armazenar dados em curto-prazo.

Servidores em Nuvem

O servidor em nuvem é uma boa opção para empresas pequenas por duas razões: (1) possui baixo custo e (2) acesso remoto. Uma gigante central de servidores, também conhecida como Data Center, armazena os dados em nuvem, sendo assim, não existe a necessidade de reservar nenhum espaço físico na empresa contratante e com qualquer dispositivo você tem acesso a rede de computadores sem estar pessoalmente na empresa.

Esse servidor faz muito sucesso entre microempresas, porque os serviços podem ser contratados sob demanda, assim, você tem mais facilidade para expandir ou diminuir a eficiência de centralizar dados quando quiser. O melhor é que a equipe não precisa ter conhecimentos avançados sobre servidores, devido o suporte e a constante disponibilidade de serviços.

Como escolher servidores para empresas de pequeno porte

1. Considere a demanda da empresa

O primeiro ponto importante é conhecer bem a diferença entre servidores físicos e servidores em nuvem. As informações dadas até aqui são bastante úteis para uma análise efetiva de qual servidor é o ideal para seu negócio.

Relembre um pouco as vantagens de cada servidor:Servidores FísicosServidores em NuvemAcesso apenas para computadores da empresaAcesso para qualquer dispositivo autorizadoOcupam espaço físico na empresaNão ocupam espaço físico na empresaNão dependem de empresas terceirizadasMais flexíveis

2. Planeje a localização dos servidores na empresa

O uso de servidores móveis exige um custo de instalação. Portanto, se a sua empresa está de mudança vale mais a pena contratar servidores em nuvens, do contrário você gastará dinheiro para instalar tudo de novo, após se mudar. Agora, caso o negócio pretenda permanecer no mesmo local, você pode escolher qualquer um dos servidores.

3. Pense no tipo de operação que sua empresa trabalha

Em um dia de trabalho uma empresa pode ter diversas operações que englobam o uso de dados, como vender produtos, cadastrar nomes de clientes, realizar trabalhos de RH, movimentar dinheiro, entre outras atividades.   Se você percebe que o número de operações com dados cresce pouco ou possui poucas oscilações em cada mês, então não precisa de um servidor muito abrangente para anexar dados. Os servidores para empresas de pequeno porte fixos valem a pena nestes casos, principalmente para ter um pouco mais de sigilo nas informações da empresa, já que o conteúdo centralizado não está na internet como acontece nos servidores em nuvem. Quando o volume de dados cresce de um modo rápido ou se existe a perspectiva de isto acontecer no curto-prazo, a melhor solução é usar os servidores em nuvem por serem mais flexíveis para inserir dados constantes a qualquer momento. Por outro lado, quando a empresa tem muito volume de dados hoje e pretende diminuir as operações no futuro, também vale usar servidores em nuvem. Com esta escolha dá para diminuir os custos do servidor rapidamente.

4. Leve em conta o tamanho da sua equipe

Um número maior de pessoas na equipe pode significar mais necessidade de operações com dados, o que requer gastos em servidores fixos nos racks seguros e robustos. As opções em nuvens são mais baratas, mas estão mais suscetíveis a ataques hackers porque o acesso a informação é online, tornando necessário a contratação de um serviço confiável e seguro.

pessoa digitando em notebook
pessoa digitando em notebook

Um servidor em torre pode ser útil e seguro para as empresas com equipes pequenas sem pretensão de aumentar tão cedo o número de trabalhadores e as operações.

5. Planeje a disponibilidade de espaço

Uma tendência atual é a existência de escritórios compactos e pequenos. Se não há um espaço adequado para instalar os servidores móveis a escolha de servidor precisa ser em nuvem. O espaço necessário para servidores fixos varia conforme a necessidade de centralizar dados. Pode ser desde um lugar equivalente a um PC até uma sala grande repleta de racks.

6. Trace um orçamento

Verificar o orçamento disponível é um dos pontos mais importantes no caminho de como escolher servidores para empresas de pequeno porte. Se as operações crescem rápido a cada mês e existe dinheiro de sobra invista no servidor fixo em racks ou nos pacotes especiais de servidores em nuvem. Quando oscila o crescimento das operações mensais, existe pouco espaço físico disponível e quase não há recursos no caixa, certamente é válido escolher os serviços mais baratos, por exemplo um servidor em nuvem grátis. Relembrando: Caso a instalação de um servidor fixo seja feita, é importante lembrar que a empresa também paga pela instalação. Considere, inclusive, os gastos da ventilação especial que exige um local apropriado para servidor físico.

10 benefícios dos servidores para empresas de pequeno porte

Você não se convenceu sobre a importância de escolher servidores para empresas de pequeno porte ideais? Então, conheça alguns dos benefícios deste serviço tecnológico em microempresas: 1. Funcionam como uma solução única para backup, compartilhar arquivos ou impressoras, suportar dispositivos móveis, permitir acesso remoto, ter conectividade com internet e usar e-mail; 2. Permitem que funcionários em viagens a trabalho podem se conectar com a rede da empresa; 3. Oferecem segurança aos dados de clientes; 4. Possuem menos chances de perder ou corromper arquivos; 5. Reduzem o peso dos dados nas memórias dos computadores da empresa que podem trabalhar com mais rapidez e menos chances de travar; 6. Acessam banco de dados da empresa a distância; 7. Compartilham ferramentas de softwares; 8. Apresentam mais efetividade na restrição dos acessos a importantes informações sigilosas; 9. Mais defesa contra a espionagem comercial ou industrial; 10. Ao atualizar um dispositivo todos os outros computadores da rede podem ser atualizados ao mesmo tempo.

Na era da informação, as microempresas também precisam cuidar dos próprios dados de um modo inteligente, seguro, interativo e produtivo. Para isso, nada melhor do que investir em servidores. Gostou de saber como escolher servidores para empresas de pequeno porte? Fique por dentro de outros artigos sobre este assunto aqui no nosso blog.

Procura um servidor para sua empresa?

A Microexato tem workstations e servidores usados Dell, HP e IBM para todos os tamanhos de empresa. Acesse nosso e-commerce destinado ao público corporativo e conheça: http://ecommerce.microexato.com.br

A Microexato é o maior fornecedor brasileiro de equipamentos usados de informática com Garantia de 1 ano para o segmento corporativo. Todos os produtos anunciados são rigorosamente testados e estão em pleno funcionamento. Estoques permanentes de 10.000 equipamentos com pronta entrega.

Carrinho

Especialistas em tecnologia