Sustentabilidade ambiental nas empresas: Siga esta tendência – Microexato

Sustentabilidade ambiental nas empresas: Siga esta tendência

A prática da sustentabilidade ambiental nas empresas é uma tendência cada vez mais forte na grande parte dos países industrializados. As marcas desejam obter maior destaque e agregar valor ao praticar medidas de preservação do meio ambiente, economizando no consumo dos recursos naturais e melhorando sua reputação com o público.

Apesar do crescimento da onda sustentável, o país ainda está longe de ter uma sociedade realmente consciente na relação com a natureza, de modo que há ainda poucas pessoas responsáveis ao ponto de encarar a sustentabilidade como uma forma de vida. Sendo assim, as próprias empresas podem servir de exemplo para a população ao tomarem medidas ecológicas.

Sustentabilidade ambiental nas empresas: um caminho de esperança

A sustentabilidade nas empresas também fomenta relações mais saudáveis entre os colaboradores ao contribuir para um ambiente de trabalho mais harmônico. Além disso, o aumento do lucro por conta de evolução produtiva, a economia dos recursos e a valorização crescente de uma mentalidade responsável, também são resultados que podem ser obtidos com a implementação desta estratégia.

Empresas sustentáveis se valorizam mais rápido, conforme pesquisas publicadas em diversas partes do mundo. É justamente este ponto que explica o porquê de grandes empresas valorizarem o tema da sustentabilidade como algo primordial, adotando estratégias de implementação para seus mais diversos setores internos.

No caso dos micros e médios empreendimentos, a estratégia sustentável pode ser essencial para que elas se mantenham competitivas no mercado e criem um impacto ambiental positivo capaz de atrair novos clientes com mindsets verdes.

Principais ações sustentáveis nas empresas

Adiante, você poderá conferir alguns exemplos de ações sustentáveis nas empresas. Escolha as melhores estratégias de acordo com as atividades executadas na sua empresa e procure a melhor forma de colocá-las em prática:

Energia sustentável

Utilize fontes de energia solar. Se isso estiver fora do seu orçamento, pelo menos troque as lâmpadas antigas por padrões led que não possuem gases tóxicos, duram mais tempo, jamais esquentam (ajudando na economia do ar-condicionado) e consomem muito menos energia.

Proibido poluir

Isso aplica-se desde o descarte correto do lixo até a responsabilidade em não lançar produtos químicos poluentes nos rios ou na atmosfera.

Legalmente verde

Os gestores devem sempre ter em mente a legislação ambiental para cumprir cada uma das regras.

Projetos sustentáveis

Criar e envolver-se com programas de sustentabilidade e preservação ambiental tem tudo para agregar maior valor social à marca.

Treinamento prático

Treine os membros da sua equipe, mostrando como devem ser desenvolvidas as mais diversas práticas sustentáveis. Explique também a importância de cada atitude verde na empresa e em suas casas.

Transporte alternativo

Estimule as caronas solidárias, frete ônibus que busquem ou levem os colaboradores até certo ponto, reserve espaço para estacionar bicicletas, entre outras práticas.

Tecnologias seminovas

Investir em PCs ou notebooks usados, distribuídos por uma empresa especializada de qualidade, é uma prática que contribui para a diminuição do lixo eletrônico sem privar sua empresa das principais características e funcionalidades dos equipamentos de marcas renomadas. Além disso, esta é uma das práticas de sustentabilidade ambiental nas empresas mais em voga atualmente.

Economia eletrônica

Ao comprar produtos tecnológicos busque saber se os modelos estão dentro dos padrões de classificação de consumo sustentável energético. Isso serve para os servidores, computadores, impressoras, scanners, geladeiras, ar-condicionados e diversos outros aparelhos.

Recursos básicos

Energia e água são dois pontos essenciais para a diminuição do consumo. Você pode, por exemplo, reduzir o uso de papel ao digitalizar grande parte dos documentos da empresa, instalar lixeiras sustentáveis para reciclar e não fornecer copos plásticos.

Descarte de eletrônicos

As peças eletrônicas não podem ser descartadas em lixeiras comuns. Reúna o lixo eletrônico e faça o descarte nos centros de reciclagem específicos para os itens de tecnologia. Também é possível vender alguns dos componentes às empresas que trabalham com a reutilização em suas novas produções.

Valorização da marca

ilustração representando a sustentabilidade ambiental nas empresas

As práticas de sustentabilidade ambiental nas empresas já é um valor corporativo indispensável e sua importância continuará aumentando.

Portanto, a prática da sustentabilidade ambiental nas empresas está vinculada com a visão de produzir melhor sem desperdício de recursos. Esta postura também gera mais confiança nos seus investidores, principalmente quando a produção continua pautada em um alto padrão de qualidade.

Excelência operacional e desempenho financeiro ainda são aspectos importantes, mas ambos perdem valor quando no processo produtivo não existe segurança, saúde, preocupação ambiental e considerações éticas – todos estes pontos são essenciais para o conjunto de valores de uma empresa moderna.

A própria valorização de uma marca está intimamente relacionada ao tema. Por exemplo, o ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) da BM&F Bovespa cresceu mais de 100% entre os anos de 2005 e 2016, sendo que as outras ações cresceram em média 26% no mesmo período.

Cases de sucesso de sustentabilidade ambiental nas empresas

Há diversas histórias reais sobre empresas de todos os tamanhos que se beneficiam pela prática da sustentabilidade corporativa.

Por exemplo, em Sorocaba (São Paulo), um grande empreendimento de marketing comprou quase 1.000 PCs Dell corporativos seminovos com garantia e altamente potentes, gerando uma economia de quase 2 milhões de reais ao negócio.

Outro acontecimento ocorreu em um negócio de TI especialista na criação de softwares, no Morumbi, São Paulo. A quantidade de equipamentos para ser descartada era tanta que ao vender o lote para uma empresa que compra equipamentos usados foram arrecadados valores equivalentes a 1 ano de aluguel do escritório.

Por que comprar computadores usados para sua empresa?

A sustentabilidade ambiental nas empresas e o aspecto econômico são algumas das razões para investir nas máquinas usadas. Sustentável porque você reaproveita os itens eletrônicos e econômico por ser possível comprar PCs, notebooks e servidores com configurações avançadas a preços populares.

E onde comprar?

Na loja virtual MicroExato você encontra diversos computadores e servidores seminovos corporativos em promoções únicas na internet. Basta escolher o modelo certo para fazer o bem não apenas ao meio ambiente como também ao orçamento e ao desempenho do seu negócio.

botão CTA conheça nosso e-commerce

A Microexato é o maior fornecedor brasileiro de equipamentos usados de informática para o segmento corporativo, e tudo com 1 ano de garantia. Todos os produtos anunciados são rigorosamente testados e estão em pleno funcionamento. Estoques permanentes de 10.000 equipamentos com pronta entrega.

Carrinho

Especialistas em tecnologia