Tipos de processadores para PC: qual escolher para empresas?

Nos últimos anos aumentou a oferta de diferentes tipos de processadores para PC. Saber escolher a melhor opção pode ser um detalhe que fará toda a diferença na otimização do trabalho em ambiente empresarial.

No artigo a seguir é detalhada qual a função dos processadores, seus tipos e há dicas de como escolher o melhor modelo para a sua empresa.

O que é e para que serve o processador?

O processador é um componente importante dos computadores e está relacionado à velocidade no trabalho, com uso de dados e programas. A principal diferença entre os diversos tipos existentes está no poder de desempenho para diferentes funções.

Processadores potentes trabalham com um amplo volume de dados por diversas horas sem deixar a máquina lenta.

Um processador é mais adequado do que o outro conforme as necessidades operacionais da empresa, o que inclui a escolha dos softwares e de outras atividades de acordo com os objetivos da estação de trabalho. Não há tipos de processadores melhores ou piores, mas sim aqueles que são mais adequados para determinadas funções.

Processadores Intel e AMD são populares em computadores corporativos. Vamos conhecer um pouco as características de cada um deles e o que você deve levar em consideração para selecionar o produto certo conforme as suas demandas computacionais.

Tipos de processadores Intel

processador intel

Os processadores devem ser escolhidos a partir das prioridades da empresa.

Estes processadores são populares porque algumas versões estão disponíveis a preços menores para desempenhos básicos e são utilizados em operações diárias que não exigem extensos trabalhos com dados em cada segundo.

Há versões dos processadores da Intel com mais capacidade do que o padrão convencional, só que estas estão disponíveis no mercado por preços superiores e devem ser instaladas em computadores que possuem componentes específicos.

Confira uma lista com os principais tipos de processadores para PC da Intel:

  1. Intel QUARK SOC;
  2. Intel ATOM;
  3. Intel ITANIUM;
  4. Intel  XEON;
  5. Intel CELERON;
  6. Intel PENTIUM;
  7. Intel CORE.

Se considerar os computadores para empresas, os processadores Intel mais utilizados são de duas linhas: Intel CORE, para computadores e notebooks, e Intel XEON, para servidores e workstations.

Processadores Intel para computadores corporativos

Veja as características dos dois tipos de processadores para PC da Intel Core utilizados com frequência em computadores de empresas e estude se eles são úteis para as necessidades das suas máquinas.

Processador i9: É o mais recente lançamento da linha Intel Core. Por ser uma opção cara, ainda é usado apenas por aficionados ou quem precisa de altíssimo poder de processamento. Por enquanto é uma novidade, mas em breve será o padrão do mercado.

O processador i9 se destaca pela memória RAM de 260GB, o que significa um desempenho superior para compartilhar informações, trabalhar com diversos programas de vídeos ou áudio. Além disso, ele conta com a possibilidade de manter o PC ligado por diversas horas seguidas sem travar ou causar lentidão nas operações.

Processador i7: É caracterizado por trabalhar com memória RAM de até 64GB, números úteis às empresas que utilizam diversos programas profissionais e também precisam sempre acessar a internet sem correr grandes riscos de travar o computador na execução dos softwares. Esta escolha é para máquinas de empresas que não trabalham com muitos arquivos de audiovisual, mas que desenvolvem frequentemente planilhas ou arquivos de textos.

Processador i5: O processador i5 é indicado para suprir as exigências do mercado intermediário que realizam tarefas diárias mais pesadas e está disponível em modelos de dois e quatro núcleos. Além disso, a linha i5 possui memória cache compartilhada de até 8 MB e controlador de DDR integrado.

Processador i3: O Intel i3 tem poder de processamento um pouco menor se comparado ao i7 e i5, no entanto ele conta com o recurso Hyper-Threading que permite simular a existência de mais núcleos, melhorando o seu desempenho. Ele é indicado para linhas de CPUs menos exigentes e contam com uma memória cachê de 4 MB compartilhada e suporte para memória RAM de até 1.333 MHz.

Processador Core 2 Duo: Já o processador Core 2 Duo da Intel conta com dois núcleos e ainda pode ser encontrado no mercado de seminovos. Por ser mais antigo, é indicado para tarefas que necessitam de pouco poder de processamento, como emissão de notas, softwares de atendimento e até como uma alternativa a terminais burros.

Outra alternativa de tipos de processadores para PC corporativo é a linha Intel Xeon, com destaque para a versão Xeon E3. Esta versão se caracteriza por ser dedicada às empresas que trabalham com aplicações que exigem uma reprodução gráfica excelente, apresentando dissipação térmica avançada e que não aquece fácil máquinas ligadas diversas horas seguidas. Os processadores Xeon são encontrados em workstations e servidores.

Processadores AMD para computadores corporativos

A linha AMD é famosa por oferecer diferentes tipos de processadores para PC com um desempenho básico e preços abaixo da média em geral. São úteis aos negócios que desejam economizar e não possuem tanta exigência no processamento dos dados.

Duas das versões de processador AMD que valem a pena para empresas são: A-series e Ryzen.

A-Series: Destinado para instalação em notebooks pelas baixas exigências no consumo de energia.

Ryzen: Processador ideal para setores que precisam realizar multitarefas com diversos tipos de softwares e arquivos pequenos, médios ou grandes, oferecendo um desempenho superior a preços populares.

Quais tipos de processadores sua empresa deve escolher?

A seguir você vai conhecer as características de ambas as linhas de processadores, assim fica mais fácil compará-las e realizar a escolha conforme as necessidades do seu negócio:

tabela explicando sobre tipos de processadores

Como escolher os tipos de processadores para PC?

Os tipos de tarefas que são executadas nos computadores das empresas se relacionam de forma direta com as escolhas de processadores!

Por exemplo, um processador com mais energia do que capacidade de processamento é muito útil para computadores que trabalham com planilhas ou edição de textos. Já às máquinas que atuam com Corel Draw, Photoshop ou outros programas exigentes necessitam de um processador dedicado a alta taxa de frequência.

A sua empresa trabalha mesmo é com edições no Adobe Premiere ou em outros programas de edições de vídeo? Então opte por um dos tipos de processadores que são potentes e têm no máximo 10 núcleos. Valores superiores de núcleos podem atrapalhar no desempenho da máquina.

Gostou de conhecer os tipos de processadores para PC corporativo e quais as melhores formas de escolhê-los? Fique de olho nas notícias do blog para tornar os computadores da sua empresa cada vez mais produtivos.

Procura computadores com processadores Xeon, i7, i5, i3 ou core 2 duo para sua empresa?

A Microexato tem computadores, workstations e servidores usados Dell, HP e IBM para todos os tamanhos de empresa. Acesse nosso e-commerce destinado ao público corporativo:

botão CTA conheça nosso e-commerce

A Microexato é o maior fornecedor brasileiro de equipamentos usados de informática com Garantia de 1 ano para o segmento corporativo. Todos os produtos anunciados são rigorosamente testados e estão em pleno funcionamento. Estoques permanentes de 10.000 equipamentos com pronta entrega.

Carrinho

Especialistas em tecnologia